sexta-feira, 27 de maio de 2011

Compartilhando coisa boa.

Olá meus amigos! Depois de muito tempo, consigo um tempo para atualizar este meu cantinho, escondido, que ninguém vê e sabe que existe.
Desta vez, queria compartilhar com vocês alguns trechos do livro "Estética do Oprimido" de Augusto Boal, este grande "Homem de Teatro" que nos deixou a pouco tempo. Este livro foi publicado pouco tempo depois da sua morte, e vem para complementar ainda mais seu trabalho. Lá vai...

" A Invasão dos Cérebros explica a formação dos submissos rebanhos de passivos fiéis das igrejas eletrônicas dos milagres a granel, com dia e hora marcados pela TV; das enfurecidas multidões de torcedores dos esportes de massa, unanimificados pelo estéril fanatismo; da irritante e venenosa vacuidade intelectual dos programas de auditório; das tristes decisões eleitorais das massas corrompidas pelo próprio sistema ao qual estão integradas, que os explora, reprime e deprime, e atrai...
Como cidadãos antes de tudo, como artistas por vocação ou profissão, temos que entender que só através da contracomunicação, da contracultura-de-massas, do contradogmatismo; só a favor do diálogo, da criatividade e da liberdade de produção e transmissão da arte, do pleno e livre exercício das das formas humanas de pensar, só assim será possível a liberação consciente e solidária dos oprimidos e a criação de uma sociedade democrática - no seu sentido etimológico, pois, historicamente, a democracia jamais existiu. Dela, pedaços sim.
Palavra, imagem e som, que hoje são canais de opressão, devem ser usados pelos oprimidos como formas de rebeldia e ação. não passiva contemplação absorta. Não basta consumir cultura: é necessário produzi-la. Não basta gozar arte: necessário é ser artista! não basta produzir idéias: necessário é transformá-las em atos sociais, concretos e continuados.
Em algum momento escrevi que ser humano é ser teatro. Devo ampliar o conceito: ser humano é ser artista!
Arte e Estética são instrumentos de libertação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário